Pages

24 de fev. de 2011

Móveis e objetos de decoração feitos com madeira de demolição

Móveis e objetos de decoração feitos com madeira de demolição



A utilização de materiais provenientes de demolição nas construções entrou em moda na década de 1990. Acreditamos que muito mais que modismo, é uma postura anti-desperdício. Uma atitude de preservação do meio ambiente, tendo como base o trabalho artesanal, a arte.



A origem da utilização da madeira de demolição é secular, mas tem crescido vertiginosamente no mercado nos últimos anos. Segundo especialistas os resíduos de casarões, pontes e dormentes de trilhos proporcionam madeira de qualidade excelente. O diferencial da matéria prima da demolição? As marcas do tempo de madeiras, janelas, portas, sinais de pregos, riscos e resíduos de tintas.
As fábricas de móveis de madeira de demolição estão ganhando o mercado. Além da questão da sustentabilidade (reutilizam matéria prima), acabam destacando-se por prezar pelo estilo único, diferente das fábricas de móveis em série.
Os móveis produzidos com resíduos de demolição podem ser artesanais, rústicos e modernos. O material usado em caibros, pisos, madeira de telhado, portas e janelas das antigas casas coloniais são reaproveitados, reciclados e transformados em móveis. Podem ser reutilizados também outros restos de demolição como grades de ferro. Ver no móvel com jeito “antigo” uma forma de sofisticação, além de possibilitar uma decoração ecologicamente correta nos fascina.


Aqui uma janela de demolição foi trabalhada com espelhos e cortiça, transformando-se num lindo porta recados e este porta retratos é resultado do reaproveitamento de uma pequena porta…


Portas e janelas de demolição são usadas quase que em seu estado natural em interiores, servindo como painéis ou cabeceiras de camas…


Móvel do Ateliê Madeira Velha, no Recife. Chamado por seu criador (designer Tom Cavalcante) de “Aparador Imigrante”, este móvel possui uma antiga janela que conserva ferrolho e dobradiças originais.

Nesta peça os traços de tinta originais da madeira de demolição foram preservados, conferindo um ar rústico ao móvel.
Muita inspiração para quem curte arte, decoração e sustentabilidade.
Related Posts with Thumbnails

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, volte sempre!